Flashcards e memorização

 

Desde a época da faculdade, minha estratégia para memorizar os assuntos estudados para as provas é elaborar esquemas de tudo que estudo. Isso certamente toma um tempo maior que no estudo convencional, mas te garante uma base de conhecimento mais “perene” (que você pode revisar e rememorar quando precisar), e ainda te ajuda a organizar melhor as ideias. Mas com o estudo para concursos, surgiu um outro problema. Ultimamente, tenho tantos esquemas que se torna inviável a revisão de tudo às vésperas das provas. Por isso, parti para os flashcards, que seria uma forma de garantir que as informações estudadas persistissem por um prazo maior na minha cabeça, sem ter que recorrer aos meus velhos esquemas para rememorá-las. O QFlashcards para Concursos, como o nome bem sugere, se baseia nos flashcards, recurso extensamente utilizado atualmente na memorização de informações.

Mas o que seriam os flashcards? Na sua forma original, consistem em cartões empilhados (cada uma dessas pilhas é chamada de deck) em que, na frente, há uma pergunta, e atrás, a resposta. O estudante lê a pergunta do primeiro card da pilha, tenta respondê-la mentalmente e, em seguida, vira a carta para ler a resposta. O acerto ou erro da questão e o conhecimento que se tem do assunto irá influenciar na nova posição que o cartão passará a ocupar na pilha de cartões: quanto menor for o conhecimento, mais próximo ficará o cartão do começo da pilha. E aqueles cards com questões bem conhecidas podem até ser retirados. Dessa forma, perguntas em que se tem menor segurança sobre a resposta são respondidas com maior frequência que aquelas com o conhecimento mais consolidado.

Segue exemplo de um flashcard no QFlashcards. Primeiramente, é exibida uma pergunta a ser respondida pelo usuário. No caso, há uma lacuna no texto que deve ser preenchida. Depois que o usuário a respondeu mentalmente, deve clicar em "ver resposta", e a resposta será apresentada abaixo do texto. A depender do acerto ou não da questão, e qual nível de conhecimento o usuário julga ter daquele assunto, ele poderá optar por responder o card novamente após 5, 20 ou 100 outros cards, ou mesmo não repeti-lo, caso entenda que o assunto está dominado.

Exemplo de flashcard (pergunta e resposta)

Flashcards funcionam muito bem no formato digital, pois teria um sistema para facilitar a criação, exibição e ordenação dos cards. Isso vale especialmente para dispositivos móveis, devido à facilidade de manuseio dos cards e à mobilidade que proporcionam. Tanto é que existe uma infinidade de apps para criação e estudo de flashcards, sendo o mais popular deles é o AnkiDroid.

Mas note que o QFlashcards não concorre com os apps existentes. Ele não permite a criação de flashcards. Seu diferencial é trazer inúmeros cards prontos, criados a partir dos principais assuntos cobrados em concursos e baseados em questões de provas. Considerando que é altamente recomendável a elaboração dos seus próprios cards a partir das dificuldades de memorização que encontra em seu estudo, sugiro que utilize o QFlashcards como um de seus materiais de estudo, mas crie seus próprios cards utilizando um desses apps disponíveis para criação e estudo de flashcards.

Comentários

Postagens mais visitadas